Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Umectação capilar, cabelos de diva!



Está desesperada porque os cabelos estão ressecados, sem brilho , pontas espigadas? Mas, nada está acabado! Existe a umectação capilar ou o famoso e velho Banho de óleo, que simplesmente é devolver os lipídios para o comprimento dos fios repondo nutrientes, realçando o brilho, amenizando a aspereza e combatendo o ressecamento das pontas. Essa dica vale para todos os tipos de cabelos, até para as cacheadas!
VEM COMIGO!!


O que é umectação?

 É um processo que consiste em envolver os cabelos com algum tipo de óleo 100% vegetal, seja antes da aplicação do shampoo ou aplicação noturna (de um dia para o outro). Eu particularmente costumo fazer a noturna, pois acho que dá mais resultado nos meus cabelos, ele fica mais brilhoso e macio.

Por mais que você possa pensar que a umectação pode deixar seus cabelo oleosos, muito pelo contrário, esse processo não deixa os fios oleosos, pois o óleo é retirado na lavagem com o shampoo. E o mais importante, não prejudica a saúde pois é um produto totalmente natural usado ao seu favor. 
A umectação capilar faz parte da parte de nutrição dos fios no cronograma capilar (para saber mais sobre o cronograma, ). Ele tem a função de repor os lipídios e gordura dos fios. Mas para isso você vai precisar de óleos 100% puros, ou seja, não pode conter óleo mineral e nem silicone.

Você vai precisar de:
  • Óleo vegetal 100% puro

O óleo tem que ser vegetal e totalmente PURO, sem nenhum silicone, parafina ou petrolato (vaselina) em sua composição. Nunca use óleo minera para esse fiml! Ele não penetra nos fios, por isso não trata nem um pouco o cabelo.
Escolha o óleo (ou manteiga) vegetal de sua preferência! Óleo de coco, de argan, de ojon, de abacate, de girassol, de semente de uva, de jojoba, de rícino, de babosa, de soja, de gergelim, de amêndoas doces, de gérmen de trigo, entre outros. Manteiga de cacau, de karité, de cupuaçu, etc. São várias opções! E a melhor de todas… Azeite de oliva extravirgem. Sim, aquele de cozinha mesmo, que todo mundo tem em casa! Mas tem que ser extravirgem, faz toda a diferença no resultado, nesse caso não serve virgem ou qualquer outro tipo.

Os óleos próprios pra uso em cabelo existentes no mercado normalmente não são puros, possuindo outras substâncias nas fórmulas. Esses óleos vegetais ideais pra fazer umectação costumam ser encontrados em lojas de produtos naturais e em alguns supermercados, não em farmácias ou perfumarias. Os melhores, na minha opinião, são os óleos de coco , e argan  . Só que isso pode variar de cabelo pra cabelo, então, caso não veja muito resultado com um óleo, tente com outro.
Como fazer:
  • Use o óleo na temperatura normal dele ou pra resultado mais rápido esquente um pouco de óleo  em banho-maria, até que fique morno. Não pode ficar muito quente, senão vai acabar “fritando” o cabelo e causando o efeito contrário! A temperatura deve ser aquela que dá pra colocar a mão, sem queimar. A quantidade de óleo é opcional e depende do tamanho do seu cabelo, não precisa exagerar – pra não gastar produto em excesso. Mas também não economize, aplique sem medo! Use o suficiente pra envolver todos os fios, sem ficar pingando.
  • Com o cabelo seco e sujo aija naquele dia que vc já ia lavar mesmo!Aplique o óleo morno, mecha por mecha, fazendo movimentos repetidos (começando na raiz e indo até as pontas). Essa técnica é chamada de “enluvar o cabelo” e serve pra aquecer os fios, estimulando a absorção do produto.
  • Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos em leves movimentos circulares por aproximadamente 10 minutos, sem usar as unhas. Faça a massagem como se fosse um cafuné, em diferentes direções, sem pressa, pra ativar a circulação. Ela ajuda no crescimento do cabelo! É um dos segredos do rápido crescimento dos cabelos das indianas.
  • Coloque uma touca tradicional, envolvendo todos os fios. Deixe agir por 2 horas! Se o seu cabelo estiver muito ressecado, vale a pena dormir com o óleo nos fios pra eles absorverem melhor os componentes, deixando agir por mais de 8 horas e só retirando no dia seguinte.
  • Depois de deixar o produto agir, lave o cabelo normalmente com shampoo transparente( eu uso da pantene), shampoo perolado ou hidratante( qualquer shampoo que não seja transparente) e condicionador. Se quiser um resultado ainda melhor, faça uma hidratação rápida com a máscara de tratamento de sua preferência. Pronto!

A frequência da umectação depende do estado de cada cabelo, e vai diminuindo à medida que os fios forem tratados! O ideal é começar fazendo de 15 em 15 dias, uma vez deixando agir por 2 horas e outra vez durante a noite, alternadamente.
Eu faço a cada 8 dias  dixando apenas 2 horas nos fios  e lavo como descrito acima,meus cabelos agradecem demais! !
 A umectação pode ser feita  e faz parte da minha etapa de nutrição do meu cronograma capilar, uma rotina de cuidados com os fios – dividindo os tratamentos entre hidratação, nutrição e reconstrução – que recupera os cabelos danificados e já foi ensinada aqui.
Lembrando que a umectação não substitui a hidratação, justamente por ser um tipo de nutrição! Hidratação e nutrição são coisas diferentes. Por isso, as hidratações devem continuar sendo feitas toda semana ou quinzenalmente, dependendo das necessidades do cabelo. 
Uma dica pra ajudar a manter o cabelo sempre lindo é aplicar um pouco de óleo vegetal nas pontas toda vez que for lavar os fios, deixando agir por 20 minutos e depois lavando normalmente.
O meu óleo de coco comprei de 1 lt no site mundo dos óleos, demorou um pouco para chegar ,mas valeu a pena demais da conta, porque já usava um outro da marca copra ,mas esse meus cabelos derreteram de verdade!
Pra conseguir um efeito ainda melhor, combinando hidratação + nutrição, vale misturar o óleo com 10 ml (2 tampinhas) de Bepantol líquido ou Bepantol Derma Solução – que pode ser encontrado em qualquer farmácia por aproximadamente R$20,00. O Bepantol é uma solução de vitamina B5 (dexpantenol), que fortalece e hidrata muito os fios, deixando-os sedosos e brilhantes!
SEGUE O VIDEO DE COMO APLICO NOS FIOS

Espero que tenham gostado!!!




Nenhum comentário: