quinta-feira, 5 de maio de 2011
Cuidados depois da gravidez
Após nove meses de muita expectativa para ver a carinha de seu bebê, enfim, o fruto de seu amor e de seu parceiro chegou ao mundo, e ele com certeza precisará de toda a atenção e cuidados possíveis e impossíveis em tempo integral. Apesar deste momento do recém parto e nascimento de seu bebê ser uma fase de muita emoção e também de muita festa, saiba que você não deve deixar de cuidar de si mesma, ou seja, este é ainda o momento de tentar recuperar a forma física de antes da gravidez. É comum o esgotamento físico e psicológico nesse período. Noites mal dormidas, ansiedade, receio de não estar sendo boa mãe, irritabilidade como se fosse uma TPM sem fim e toda uma alteração em sua rotina diária.
A gestação realmente deixa vestígios no corpo da mulher e consequentemente na autoestima, sendo que comumente as consequências são: barriguinha saliente, seios caídos, pele da região do abdômen mais flácida e com excesso de gordura. Estes são os mais indesejados aspectos e características mais comuns presentes no corpo da mulher após a gravidez, mas será que é possível voltar a forma sem a realização de algum procedimento cirúrgico? Saiba que sim, mas para que isso se torne realidade é preciso que você tenha muita disposição e vontade para encarar uma maratona de exercícios físicos e uma dieta balanceada.
Sair para arejar a cabeça, visitar amigos e familiares, fazer compras, ir ao salão de beleza e se arrumar, são exemplos de coisas simples, mas que podem ajudar muito nessa fase da vida. É recomendado fazer uma consulta pós-natal cerca de seis semanas após o parto, para verificar se o útero já está recuperado e em perfeitas condições.
A alimentação deve manter o mesmo cuidado do período de gravidez. Alimentação balanceada à base de muitas proteínas. Não comece logo depois da gravidez com uma dieta rigorosa, pois para amamentar seu bebê, você necessita de muitas calorias.
De acordo com nutricionistas e personal trainer, para que você volte a forma depois da gravidez é necessário que você faça pelo menos cinco refeições ao logo do dia com intervalo de três horas, pois se alimentando de forma correta e respeitando os intervalos, consequentemente você não sentirá fome e evitará aquela comilança descontrolada. No entanto, como você está amamentando é de grande importância garantir a presença de alguns alimentos fontes de minerais e de proteínas como, por exemplo, o ferro que é encontrado em alguns alimentos como, gema de ovo, peixes, espinafre, grãos integrais, legumes e cereais matinais.
Além disso, é preciso que você seja forte e resista as tentações como doces e frituras, isto é, procure evitar a ingestão deste tipo de alimentos, e assim substitua-os por legumes, verduras e frutas, os quais são ricos em fibras e vitaminas, e por este motivo, auxiliam no bom funcionamento do intestino e proporcionam sensação de saciedade.
É importante que você mantenha o corpo bem hidratado, ou melhor, beba muita água, o que ajuda na produção de leite e também na eliminação de toxinas, e a manter a forma.O indicado é realizar a ingestão de pelo menos dois litros de água diariamente, seja água pura, sucos, chá ou água de coco, a dica fica por conta do chá verde, o qual além de reidratar o organismo, ajuda na eliminação de gordura e de impurezas.
Descansar também é importante, não carregando nada mais pesado que o bebê.Dores nas costas são comuns durante ou depois da gravidez e para que as dores não se agravem, procure apoiar as costas enquanto amamenta a criança e mantenha sempre a postura correta.
Exercícios são fundamentais depois da gravidez e por mais singelo que seja, inspirar devagar, deixando o abdômen subir e expirar, puxando os músculos do abdômen para dentro, colaboram muito para o seu bem-estar. Esse é apenas um dos vários exercícios próprios para as recém-mamães. Também é bom praticar natação, ginástica ou aeróbica, só é necessário conversar antes com o seu professor.
Quanto ao sexo depois da gravidez, cerca de 40 dias após o parto e após os exames e a liberação do obstetra, a vida sexual pode ser retomada. Devido às alterações hormonais, a vagina estará mais ressecada e a libido pode estar em baixa, mas não se preocupe, é tudo questão de tempo!Quanto a sua pele, procure sempre hidratá-la, para diminuir o risco de surgimento das terríveis estrias.
AMAMENTE! Muitas mulheres não sabem, mas amamentar o bebê ajuda a emagrecer, além de ser um ato considerado importante e indicado até os seis meses de idade do bebê, pois faz com que o corpo consuma mais gorduras, gaste energia e queime calorias.
E fique tranquila, logo sua vida volta ao normal em todos os aspectos! O segredo para viver em harmonia é curtir esse momento, que é um dos melhores que só uma mulher pode ter, ser mãe!
beijinhos bonitas, espero q tenham gostado....
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário